domingo, 30 de agosto de 2009

Timor-Leste

Há dez anos, o povo timorense expressou de forma clara o seu desejo de independência e de libertação do jugo indonésio.
No referendo realizado a 30 de Agosto de 1999, 94388 timorenses (21,5%) votaram a favor da proposta de autonomia apresentada pela Indonésia e 344580 (78,5%) votaram contra, seguindo as orientações do Conselho Nacional da Resistência Timorense.
Na cerimónia oficial que, em Díli, celebra o aniversário do referendo, o presidente Ramos-Horta defendeu a «aposta muito clara no combate a pobreza» e à «corrupção, cujos primeiros sinais começaram a aparecer» no país, frisando que Timor-Leste «alcançou a sua independência mas ainda não alcançou a sua segunda independência», isto é, «os indicadores de desenvolvimento que a população esperava há dez anos», sublinhou.
António Guterres e Jaime Gama, governantes em Portugal à data da votação, receberam, durante a cerimónia em Díli, uma condecoração do Estado timorense.

Com um brilhozinho nos olhos, aqui fica um momento em que, nos tempos difíceis, as vozes deram voz à solidariedade. Solidariedade que tem de ser exercida hoje também... sempre!

domingo, 23 de agosto de 2009

Os livros...sempre os livros







Depois de ver estas imagens (parque de estacionamento da Biblioteca Pública de Kansas City; no México, junto ao monumento dedicado a José María Morelos, herói da independência mexicana; construção com livros; livro-arte) quem resiste a ir à procura de outras tão ou mais criativas e surpreendentes?
Vá a:

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Protect, don't infect

Nesta animação do Departamento de Saúde da Florida, a brigada "Protect, don't infect" está a postos para combater o vírus da gripe A que, mesmo na prisão, está determinado a invadir o planeta Terra, fazendo para isso algo muito simples: "tomar de assalto" torneiras, maçanetas das portas, corrimãos,...
A brigada está a recrutar agentes“PDI” , façam já a vossa candidatura! Admissão imediata!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia Mundial da Juventude

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Juventude, instituído em 1999 pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sequência da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa de 8 a 12 de Agosto de 1998, que declarara o dia 12 de Agosto como Dia Internacional da Juventude.
É nos jovens que as sociedades depositam anseios e esperança, vendo-os como agentes da inovação e das mudanças sociais que se impõem. Mas lembremo-nos que:

* quase um quinto das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos têm de sobreviver com menos de um dólar por dia e quase metade vive com menos de dois dólares por dia;
* mais de 100 milhões de crianças em idade escolar não frequentam a escola;
* todos os dias, perto de 30 mil crianças morrem devido à pobreza;
* todos os dias, sete mil jovens contraem o HIV/SIDA;
* os jovens, constituindo um quarto da população activa, representam metade do total de desempregados.
.
Para que possam ser jovens cumprindo o que dizia Victor Hugo, "Quando somos jovens, temos manhãs triunfantes", temos de garantir-lhes a dignidade do presente sem o qual não terão futuro.

domingo, 9 de agosto de 2009

Partida

Poema de Despedida
.
É hora de partir, meus irmãos, minhas irmãs
Eu já devolvi as chaves da minha porta
E desisto de qualquer direito à minha casa.
Fomos vizinhos durante muito tempo
E recebi mais do que pude dar.
Agora vai raiando o dia
E a lâmpada que iluminava o meu canto escuro
Apagou-se.
Veio a intimação e estou pronto para a minha jornada.
Não indaguem sobre o que levo comigo.
Sigo de mãos vazias e o coração confiante.
.
Rabindranath Tagore
A saudade já dói, Paula...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Burros

Burros conta a história enternecedora de um casal de burros que celebra as suas bodas de prata. Esta celebração é ensombrada por uma pequena discussão que, aliada à sua proverbial casm(b)urrice, faz com que cada um siga o seu caminho. Enquanto procuram um novo parceiro e vários (des)encontros depois, percebem que não é fácil viverem um sem o outro.

Uma história de amor, teimosia e reconciliação da escritora austríaca Adelheid Dahimène (galardoada em 2008 com o Prémio Nacional Austríaco de Literatura para Crianças) e com ilustração de Heide Stöllinger, traduzida por Sophie Luisa Fechner.

domingo, 2 de agosto de 2009

"Sou aquilo que fiz"

Hoje, Zeca Afonso faria 80 anos. A sua música, as suas palavras, o seu exemplo de vida permanecem em nós.

«Não me arrependo de nada do que fiz. Mais, sou aquilo que fiz. Embora com reservas, acreditava suficientemente no que estava fazendo, e isso é que fica. Quando a gente pára, há uma espécie de pacto implícito com o inimigo, tanto no campo político, como no campo estético e cultural. E, às vezes, o inimigo é nós mesmos, a nossa própria consciência e as desculpas de que nos servimos para justificar a modorra e o abandono dos campos de luta».