sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Parabéns!

Hoje é dia de festa!
.
O Agrupamento de Escolas de D. Fernando II faz 42 anos e a BECRE festeja o seu 1º aniversário.
.
Dizem-nos que o dia está cinzento e chuvoso... E está, mas cá dentro brilha o sol da alegria por mais 365 dias que vivemos em pleno e a certeza que estaremos à altura dos desafios que vão surgir!
.
E agora, desculpem , mas a festa chama!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Quero saber

Eu quero saber, tu queres saber, ... todos nós queremos saber!
E ficaremos a saber mais com a nova revista Quero Saber. Lançada em Setembro, é uma revista mensal, com um preço acessível (2,99), feita a pensar em “todos os que têm curiosidade em aprender mais sobre o mundo que os rodeia em áreas tão diversas como a ciência, o ambiente, o espaço, os transportes, a tecnologia e a história”.

.Vai à BECRE e lê!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Milagrário Pessoal

Em Milagrário Pessoal, de José Eduardo Agualusa, Iara, jovem linguista portuguesa, faz uma incrível descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a subverter a nossa língua, a nível global, de forma insidiosae irremediável. Maravilhada, perplexa e assustada, a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, com um passado sombrio, e os dois partem em busca de uma colecção de misteriosas palavras, que, a acreditar num documento do século XVII, teriam sido roubadas à "língua dos pássaros".

Um mistério literário em torno da língua portuguesa.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Era uma vez...

A fórmula mágica que abre a porta da magia, do fantástico, ...
Deliciem-se com estas imagens!

.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ler no Século XXI - Livros, leituras e tecnologias

É este o tema na IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura que se realizará nos dias 15 e 16 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que, a exemplo das anteriores edições, vai ser um espaço e um tempo.de reflexão e de partilha.
.
Consultem o programa no site do Plano .
.
A BECRE vai lá estar.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Não sou um santo"

Diz-nos Nelson Mandela no seu novo livro Conversas comigo mesmo, hoje lançado em todo mundo.
.
Com prefácio de Barack Obama, esta obra é uma viagem que o líder histórico sul-africano, Prémio Nobel da Paz e ex-Presidente da África do Sul, que Madiba (como é carinhosamente chamado por muitos) faz ao passado, confessando a sua inquietação por ser visto por muitos como um santo, já que é um homem com «fraquezas" e que cometeu "erros e imprudências" como qualquer outro.
.
Conversas comigo mesmo reúne registos, cartas e notas redigidas ao longo de décadas por Mandela.
.
Não será um santo, mas é certamente um exemplo de vida pela coragem e pela generosidade com que enfrentou a adversidade e acreditou (mais ainda, fez que todos acreditassem) que as "pontes" podiam ser construídas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nobel da Literatura 2010

O romancista peruano Mario Vargas Llosa é o vencedor do Nobel da Literatura deste ano, tendo a Academia Sueca destacado "a sua cartografia das estruturas do poder e as suas imagens mordazes da resistência, rebelião e derrota do indivíduo".
.
Vargas Llosa, nascido no Peru em 1936, tem nacionalidade espanhola desde 1993. Além de romancista, é jornalista e crítico de arte. O seu trabalho mereceu já vários prémios.
.
Vargas Llosa é autor de obras como A tia Júlia e o escrevedor, Conversa na catedral, A guerra do fim do mundo, Elogio da madrasta, e o livro de memórias Como peixe na água.
Para breve, no próximo mês de Novembro, está previsto o lançamento do romance O Sonho do Celta.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Outono a ler...também dá saúde e faz crescer

O Anibaleitor, de Rui Zink, conta a história de um jovem que, fugido à «guarda do reino», embarca numa fantástica viagem em busca de um mítico e fabuloso animal, Anibaleitor.
.
Nesta magnífica novela, Rui Zink consegue ser, ao mesmo tempo, divertido, didáctico, comovente e, como sempre, estimulante.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), o Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ".

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema Diversidade, Desafio, Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar.
.
Como a nossa BECRE celebra o seu primeiro aniversário no dia 29 de Outubro, Dia do Agrupamento de Escolas de D. Fernando II, esse será um dia especial!