segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Infâncias...

Infâncias perdidas com a nossa cumplicidade

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Boas Festas


Natal
.
Ninguém o viu nascer.
Mas todos acreditam
Que nasceu.
É um menino e é Deus.
Na Páscoa vai morrer, já homem,
Porque entretanto cresceu
E recebeu
A missão singular
De carregar a cruz da nossa redenção.
Agora, nos cueiros da imaginação,
Sorri apenas
A quem vem,
Enquanto a Mãe,
Também
Imaginada,
Com ele ao colo,
Se enternece
E enternece
Os corações,
Cúmplice do milagre, que acontece
Todos os anos e em todas as nações.

Miguel Torga

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Livro dos Seres Imaginários

Depois dos lugares imaginários...
.
O Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luís Borges, contém a descrição de cento e dezasseis monstros que povoaram as mitologias e as religiões. Alguns deles pertencem ao mundo da metafísica e outros são já célebres na invenção humana.
.
A partir dos comentários de autores clássicos, das revelações de místicos e dos sonhos de escritores e poetas, Jorge Luís Borges, com a colaboração de Margarita Guerrero, recria a fauna fantástica e dá, numa viagem pelo tempo, nova vida a relatos esquecidos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Le Petit Prince

Mais um maravilhoso pop up!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Dicionário de Lugares Imaginários

O Dicionário de Lugares Imaginários, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, é um guia de viagem por lugares existentes apenas no domínio do imaginário, da ficção.
Os autores, Alberto Mangel (argentino-canadense) e Gianni Guadalupi (italiano), não inventarem nada, nada que já não tivesse sido inventado nas obras que deram origem aos lugares. Todos os detalhes foram respeitados, obedecendo escrupulosamente a todas as informações dos seus criadores. Fizeram um extraordinário levantamento de paisagens estranhas e exóticas, de cidades, países, ilhas, paraísos utópicos, mundos subterrâneos, muitos deles cenários de aventuras incríveis.
Com este dicionário, viajamos pela história da literatura, desde a abadia de O Nome da Rosa ao País das Maravilhas, passando por muitos outros locais. Cada verbete é uma pequena obra de ficção inteligente e bem-humorada. Os locais são tratados como se de facto existissem, com descrições detalhadas, fiéis à fonte original. Entre as diversas informações, há a localização geográfica e a história dos lugares, o comportamento de seus habitantes, a flora e a fauna, pontos turísticos e até recomendações gastronómicas.