quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nweti e o Mar

No dia em que fez seis anos Nweti acordou feliz. A almofada cheirava a mar, e ela sentia-se como se tivesse regressado de um longo mês de férias, numa praia distante, de areia fina e muito branca e água cor de esmeralda. Ao longo desse dia vieram-lhe à memória imagens de um sonho: golfinhos saltando. Uma menina nadando entre os golfinhos.
...

Uma obra de José Eduardo Agualusa que nos leva à (re)desdescoberta do poder dos sonhos, da amizade e do amor através do olhar de uma menina de seis anos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

De arriscado a informado

Um Click Arriscado é um livro que, através da história do Pedro, da Lili e do cão Óscar, ensina às crianças os riscos de navegar na Internet, sensibilizando também pais e educadores para esta temática. Conta a história de dois irmãos, Pedro e Lili, e do seu cão Óscar, que adoram jogar na Internet. Um dia, enquanto jogam, clicam numa janela pop-up e são "sugados" para dentro do computador. Lá, vêem uma luta entre "guerreiros malvados e heróis corajosos", ou seja, entre vírus e antivírus. Moral da história: ter sempre um antivírus actualizado para navegar com segurança na Internet.
Esta obra surge no âmbito do projecto "Tu e a Internet", desenvolvido desde 2008, com o apoio da Universidade do Porto, e resulta da parceria entre Filipa Falcão Reis, especialista em Informática, Diana Vaz Ribeiro, licenciada em Psicologia, e Gil Araújo, estudante de Belas Artes, responsável pela ilustração do livro.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prémio Camões 2011

O escritor português Manuel António Pina é o vencedor do Prémio Camões 2011, o mais importante galardão de língua portuguesa.
Poeta, autor de livros para crianças e cronista, Manuel António Pina, de 67 anos, nasceu no Sabugal, é licenciado em Direito, foi jornalista e é tradutor, professor e cronista.

Instituído em 1989 por Portugal e pelo Brasil, o Prémio Camões visa distinguir um escritor cuja obra tenha contribuído para a projecção e reconhecimento da língua portuguesa.

Manuel António Pina junta-se agora ao poeta brasileiro Ferreira Gullar, distinguido no ano passado, ao escritor cabo-verdiano Arménio Vieira (2009), ao brasileiro João Ubaldo Ribeiro (2008) e ao português António Lobo Antunes (2007).
Miguel Torga foi o vencedor da primeira edição do prémio, em 1989.

Eis alguns títulos da vasta obra de Manuel António Pina:

"O país das pessoas de pernas para o ar"
"Ainda não é o fim nem o princípio do Mundo, calma é apenas um pouco tarde"
"Gigões & anantes"
"O têpluquê"
"O pássaro da cabeça"
"Os dois ladrões"
"Nenhum sítio"
"História com reis, rainhas, bobos, bombeiros e galinhas"

"Os piratas"
"Um sítio onde pousar a cabeça"

"O tesouro"
"Histórias que me contaste tu"
"Pequeno livro de desmatemática"
"Poesia reunida"

"Perguntem aos vossos gatos e aos vossos cães"
"Os livros"

E da sua última obra,"História do sábio fechado na sua biblioteca", aqui ficam as primeira linhas para aguçar o apetite.

Era uma vez um Sábio chinês que vivia há muitos anos fechado na sua Biblioteca e sabia tudo, tudo. Nada do que existia, e até do que não existia, tinha para ele segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo. Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Ora, como conhecia todas as coisas, a sua vida era, claro, muito triste e desinteressante. Mesmo as coisas mais misteriosas, como, por exemplo, os cortinados agitando-se com o vento, ou, à noite, os móveis rangendo como se falassem uns com os outros, não tinham para ele qualquer mistério. Até que um dia um estrangeiro bateu à porta da Biblioteca…

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Primaver a ler dá saúde e faz crescer

Saudade, um conto para sete dias, de Claudio Hochman e João Vaz de Carvalho.

Num país muito distante, vivia o Rei mais sábio que alguma vez habitou a Terra. Sabia falar todas as línguas, mesmo todas: o persa, o italiano, o mandarim, o guarani, o iídiche, o finlandês... Era um dicionário vivo. Sabia o significado de todas as palavras. Todas as segundas-feiras, lançava um desafio. Qualquer pessoa se podia inscrever e aquela que fosse selecionada podia perguntar ao Rei o que quisesse e ele, claro, para tudo tinha uma resposta. Na segunda-feira em que começa este conto, coube a vez a um homem, um tal Fernando. Fernando vinha de uma Cidade onde as calçadas têm desenhos a preto e branco e, à medida que o dia avança, vão mudando de forma. Fernando entrou com o seu fatinho, a sua gravatinha, o seu bigodinho e os seus óculos pequeninos. Da sua pastinha, tirou um caderno onde estavam anotadas as suas dúvidas e perguntas...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Concurso Abre a pestana e começa a ler!

Já temos os vencedores do Concurso Abre a pestana e começa a ler!. .

Ó menino bonito,
Se queres crescer e aprender
Vai para a escola, pega nos livros,
Abre a pestana e começa a ler”


JI de Ranholas – 4/5 anos


Princesas, bruxas, duendes e fadas
andam connosco sempre de mãos dadas.
Não é nada difícil é só aprender:
abre a pestana e começa a ler!

.
EB1 da Portela, 2º A

Se muita imaginação alguém procurar
Romance e suspense quiser encontrar
Se muita aventura e acção queres ver
Abre a pestana e começa a ler!

.
6º B, EB 2, 3 D. Fernando II

Quando a vida te deixar ficar mal,
A leitura ajudar-te-á a erguer
Compêndio? Livro? Jornal?
Abre a pestana e começa a ler!

.
8ºB, EB 2, 3 D. Fernando II
.
De parabéns estamos todos pela participação e pela qualidade dos trabalhos! E para verem que assim é, vão à plataforma BECRE e leiam todas as quadras.

Feira do Livro

De 3 a 13 de MaioFeira do Livro na BECRE.

Romance, aventura, mistério, ficção... novidades a não perder!

Abre a pestana e começa (se ainda não começaste) a ler!

Esperamos por ti!