sexta-feira, 18 de março de 2011

Nós gostamos de ler!

Uma boa entrada para a Semana da Leitura que aí vem!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vamos contar uma história...

Para os mais pequenitos

Era uma vez...

quinta-feira, 3 de março de 2011

Metade


Um poema lindíssimo que descobri recentemente e que quero partilhar convosco.
.
..................................Metade
.
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.
.
Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste.
Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.
.
Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.
Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.
.
Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço.
Que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.
.
Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância.
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei...
.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.
.
Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba.
E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é platéia e a outra metade, a canção.
.
E que minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor e a outra metade... também.
.
......................................................................................................Oswaldo Montenegro

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ainda o amor

O Livro dos Amantes, Grandes Histórias de Amor, de José Jorge Letria
.
Nos grandes amores, existe sempre alguma coisa que os faz vencer as barreiras do tempo e do espaço. É assim que se eternizam e se tornam universais.
.
Adão e Eva, Pedro I e Inês de Castro, Napoleão e Josefina, Almeida Garrett e a viscondessa da Luz, John Lennon e Yoko Ono, ... são alguns dos pares cujos amores são narrados nesta obra.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ler o amor

Esta é uma sugestão de leitura, e de compra na Feira do Livro na BECRE, para o Dia dos Namorados que está a chegar.
.
Na BECRE encontrarás outras obras que poderás adquirir para oferecer a alguém especial.
.
.Tristão e Isolda E o filtro de Amor que os uniu, de Alessandra Cimatoribus; ilustração de Alessandra Cimatoribus

Citações e Pensamentos de Florbela Espanca, de Florbela Espanca, Paulo Neves da Silva

O Tempo dos Amores Perfeitos, de Tiago Rebelo
.
Cartas De Amor, de Pablo Neruda
.
E muitas outras!

E agora um poema de Carlos Drummond de Andrade.

.
Balada do Amor através das Idades

Eu te gosto, você me gosta
desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
troiana mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar seu irmão.
Matei, brigámos, morremos.

Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos.
Na porta da catacumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.

Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria de meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal-da-cruz
e rasgou o peito a punhal...
Me suicidei também.

Depois (tempos mais amenos)
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira...
Pulei muro de convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.

Hoje sou moço moderno,
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável,
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011