sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Guião para resumir um texto para estudar ou para avaliação

COMO FAZER UM RESUMO?
 Fazer um resumo de um texto consiste em extrair de um texto mais extenso todas as ideias fundamentais, eliminando os aspectos secundários.
 
Por vezes, parece-te que um texto é demasiado grande e que tem informação "a mais". Fazer bons resumos simplifica a tarefa de estudar, pois aquele texto enorme que te parecia ter demasiada informação fica bem mais fácil de aprender. Ajuda também a transmitir as nossas ideias de forma breve, clara, rigorosa e original.
 
Para fazeres um bom resumo, deverás:
  • Ler o texto e tentar compreendê-lo, identificando as ideias principais parágrafo a parágrafo; para isso, recorre aos sublinhados e aos esquemas, que ajudarão a organizar o texto e os parágrafos. 
  • Escrever o teu resumo respeitando o conteúdo do texto e o pensamento do autor excluindo pormenores desnecessários e substituindo ideias repetidas ou semelhantes por uma única ideia-chave. Não copies frases do texto, tenta utilizar a tua própria linguagem.
No final, deverás ler o teu resumo e avaliá-lo, corrigindo os aspectos que achares necessário. Verifica se tem as ideias principais, se a ideia do autor está respeitada e se o texto se percebe bem. Por fim, aperfeiçoa a linguagem do texto: ortografia, construção de frases, etc.
 
COMO FAZER SUBLINHADOS?
 
Sublinhar é colocar um risco debaixo das ideias, detalhes e notas mais importantes do texto que se está a ler ou a estudar.
Sublinhar um texto é uma forma de estar mais atento e de captar melhor o que se lê.
Com o sublinhado pretende destacar-se aquilo que de mais importante surge no texto.
Permite ainda facilitar a memorização dos conhecimentos e fazer revisões mais facilmente e é meio caminho andado se precisares de fazer um resumo.


Como fazer?
Podes utilizar um lápis ou caneta bicolor, com o vermelho (ou outra cor) sublinham-se os títulos e as ideias mais importantes; o azul (ou outra cor) ficará para as classificações e para as notas explicativas.


Deves também sublinhar as palavras e frases que venham a itálico ou em letra mais carregada (negrito) e tudo o que se encontre de especial interesse.
Podes utilizar diferentes tipos de sublinhados, para distinguires diferentes tipos de ideias.


Regras para sublinhar bem:
Depois de leres o texto, na segunda leitura, tenta distinguir o que é essencial.

  • Selecciona então os elementos de informação mais importantes para sublinhares.
  • Sublinha as frases que contêm esses elementos, de forma que, ao lê-las, de imediato te forneçam a ideia fundamental.
  • Dá mais importância às definições e ideias-chave.
  • Não abuses dos traços e das cores. Em geral, basta destacar uma frase ou duas por parágrafo. Lembra-te que sublinhar tudo é o mesmo que não sublinhar nada.
  • Sublinha de forma que, ao leres só os sublinhados, te lembres de todo o texto (ou tenhas um resumo do texto) e percebas o seu sentido. Assim, quando fores fazer revisões da matéria, terás o trabalho muito facilitado.
  • Sublinha apenas livros pessoais. Não deves sublinhar os livros que te emprestam, seja um amigo ou a biblioteca escolar. Além de ser uma falta de respeito, o sublinhado só funciona bem para quem o fez, pois cada pessoa tem o seu método próprio.

Sem comentários: