sexta-feira, 10 de julho de 2009

Decreto n.º 35 228, de 8 de Dezembro de 1945

Ficaram curiosos?

Saibam então que...

A 12 de Julho de 1945, foi inaugurada, na Academia de Ciências de Lisboa, a Conferência Inter-académica Luso-brasileira da Língua Portuguesa, a fim de debater a unificação ortográfica do idioma comum aos dois países. O acordo então obtido acabaria por ser adoptado apenas por Portugal, através do Decreto n.º 35 228, de 8 de Dezembro de 1945.

Aqui ficam dois “artigos” do decreto de antanho.

Emprego exclusivo de perguntar, pergunta, etc., na escrita corrente, podendo, todavia, as formas preguntar e prèguntar, etc., meras representantes de variações fonéticas, ser consignadas em vocabulários e dicionários para se atender aos casos em que se queira reproduzir determinado tipo de linguagem local.

Emprego do acento agudo na terminação ámos da primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo dos verbos da primeira conjugação. Observe-se que, neste caso, em que as pronúncias de Portugal e do Brasil divergem, o acento agudo não serve para indicar o timbre, mas apenas para distinguir essa forma da sua correspondente no presente do indicativo, em benefício da clareza do discurso.

Mas vale a pena ler na íntegra e comparar com o actual acordo.

http://www.priberam.pt/docs/AcOrtog45_73.pdf

Sem comentários: