terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

As Nações Unidas lançaram em Montreal uma campanha mundial de sensibilização para a salvaguarda da biodiversidade, dando início às comemorações do Ano Internacional da Diversidade Biológica 2010, declarado pela Assembleia-geral da ONU, pretendendo com ela “celebrar a diversidade da vida na Terra e contrariar a perda da biodiversidade no mundo”. Estima a ONU que o ritmo de extinções é “alarmante” (mil vezes o ritmo que seria natural), sublinhando que “Esta perda é causada pelas actividades humanas e agravada pelas alterações climáticas”.
.
O tema da campanha – “A biodiversidade é a vida. A biodiversidade é a nossa vida” – sublinha o “papel crucial da natureza no apoio à vida na Terra, incluindo a nossa”.

O Ano Internacional da Diversidade Biológica será inaugurado no Brasil e na Alemanha.

A 20 de Setembro de 2010, a Assembleia-geral da ONU será um evento crucial preparará a Cimeira da Biodiversidade de Nagoya, em Outubro de 2010, onde os governos definirão os objectivos e etapas para contrariar a perda da biodiversidade.

O ano terminará em Kanazawa, no Japão, em Dezembro de 2010 com uma cerimónia que marca o início do Ano Internacional das Florestas 2011.

Sem comentários: