terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Internacional para a Tolerância


.............................Prece pela tolerância

Não é mais aos homens que me dirijo. É a Ti, Deus de todos os seres, de todos os mundos e de todos os tempos.
Que os erros agarrados à nossa natureza não sejam motivo das nossas calamidades.
Tu não nos deste coração para nos odiarmos nem mãos para nos enforcarmos.
Faz com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira.
Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem os nossos corpos, entre os nossos costumes ridículos, entre as nossas leis imperfeitas e as nossas opiniões insensatas não sejam sinais de ódio e de perseguição.
Que aqueles que acendem velas em pleno dia para Te celebrar, suportem os que se contentam com a luz do sol.
Que os que cobrem as suas roupas com um manto branco para dizer que é preciso amar-Te não detestem os que dizem a mesma coisa sob um manto negro.
Que aqueles que dominam uma pequena parte deste mundo e que possuem algum dinheiro, desfrutem sem orgulho do que chamam poder e riqueza; e que os outros não os vejam com inveja, mesmo porque Tu sabes que não há nessas vaidades nem o que invejar nem do que se orgulhar.
Que eles tenham horror à tirania exercida sobre as almas, como também execrem os que exploram a força do trabalho. Se os flagelos da guerra são inevitáveis, não nos violentemos em nome da paz.
Que todos os homens possam lembrar-se que são irmãos!

...............................................................................................................................................Voltaire

O dia 16 de Novembro foi instituído pela ONU o Dia Internacional para a Tolerância na sequência da Declaração de Paris, assinada no dia 12 de Novembro de 1995 por 185 países.
A Declaração da ONU veio reafirmar o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância, sublinhando a "fé nos direitos humanos fundamentais e na dignidade e valor da pessoa humana”. Os signatários comprometeram-se então a poupar as gerações vindouras das guerras por questões culturais, incentivando a prática da tolerância e a convivência pacífica entre os povos.
Recorde-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos que consagra:

Artigo 18 - Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião;
Artigo 19 - Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão;
Artigo 26 - A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (artigo 26).

Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera.
...............................................................Gandhi

Sem comentários: