quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Dicionário de Lugares Imaginários

O Dicionário de Lugares Imaginários, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, é um guia de viagem por lugares existentes apenas no domínio do imaginário, da ficção.
Os autores, Alberto Mangel (argentino-canadense) e Gianni Guadalupi (italiano), não inventarem nada, nada que já não tivesse sido inventado nas obras que deram origem aos lugares. Todos os detalhes foram respeitados, obedecendo escrupulosamente a todas as informações dos seus criadores. Fizeram um extraordinário levantamento de paisagens estranhas e exóticas, de cidades, países, ilhas, paraísos utópicos, mundos subterrâneos, muitos deles cenários de aventuras incríveis.
Com este dicionário, viajamos pela história da literatura, desde a abadia de O Nome da Rosa ao País das Maravilhas, passando por muitos outros locais. Cada verbete é uma pequena obra de ficção inteligente e bem-humorada. Os locais são tratados como se de facto existissem, com descrições detalhadas, fiéis à fonte original. Entre as diversas informações, há a localização geográfica e a história dos lugares, o comportamento de seus habitantes, a flora e a fauna, pontos turísticos e até recomendações gastronómicas.

Sem comentários: