terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eva


Eva, de Margarida Botelho, é a história documental de duas culturas que poderão ter mais coisas em comum do que à partida se imagina.
Eva ou Evas… uma menina que vive na Europa, num país que poderá ser Portugal, e outra menina que vive em África, num país que poderá ser Moçambique.
Eva é o primeiro livro da coleção POKA POKANI. Esta coleção é parte integrante de um projeto artístico de intervenção comunitária que assenta na criação, e no registo documental, de histórias na primeira pessoa, originárias de geografias lusófonas e não só. O projeto, que celebra o encontro entre diferentes mundos, terá as imagens e as palavras dos vários participantes locais, que a autora e mediadora Margarida Botelho reflete numa visão em forma de livro depois de cada encontro.
O primeiro destes encontros teve lugar em Moçambique em 2009/2010, com o apoio da Dgartes, da Unesco e do Centro Nacional de Cultura. E assim nasceu o primeiro livro da colecção: Eva, entre a vivência num campo de refugiados e numa ilha de espíritos, a de Moçambique.



Sem comentários: