sábado, 9 de maio de 2009

Mágoas da escola

Daniel Pennac, um dos nomes mais importantes da literatura francesa da actualidade, aborda de forma inédita nesta sua obra os problemas da escola, apresentando-a sob uma perspectiva surpreendente: a de um mau aluno.
É sob esse ponto de vista que o autor analisa os problemas que se vivem nas escolas e na educação, dando à figura do cábula a atenção que raramente tem e, não menos importante, falando da sua dor,“a dor de não compreender..”.
Para além do registo autobiográfico, o que torna este Mágoas da escola um livro especial é a forma sedutora com que Pennac envolve o leitor, quase como se estivesse a ler um romance.
Pela reflexão a que nos obriga, Mágoas da escola é um livro que todos os pais e educadores devem ler (o que, segundo Pennac, constituirá uma violação do 1º direito inalienável do leitor).

1 comentário:

João Camacho disse...

Vou ler... sem dúvida. Vou igualmente pensar em escrever um livro sobre a mesma temática, mas sob a perspectiva do professor. Pode ser em co-autoria. Assim, com os ânimos e os desânimos, todos eles partilhados e respeitados, poderemos construir uma escola melhor, a escola que queremos e que merecemos. Bem hajam os alunos, bem hajam os professores...