sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Literatura 2009

"A minha escrita sempre tratou de como uma ditadura surge, de como pode ocorrer uma situação em que um punhado de pessoas poderosas dominam um país, o país desaparece, e só resta um Estado (...) Acho que a literatura sempre emerge de coisas que fizeram dano a alguém, e há um tipo de literatura em que os autores não escolhem o seu assunto, mas lidam com um que lhes foi lançado - não sou a única escritora assim."
São palavras de Herta Müller, a vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2009.
Desta escritora nascida na Roménia mas a viver na Alemanha desde 1987, o júri destacou a obra "com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, que descreve a paisagem dos excluídos".
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado a nível nacional pela Difel.

O Prémio Nobel da Literatura é entregue anualmente desde 1901. Entre os escritores que já venceram o prêmio estão Thomas Mann, Herman Hesse, Ernest Hemingway, Samuel Beckett, Gabriel García Márquez, José Saramago (em 1998) e J.M. Le Clézio,em 2008.

Sem comentários: