domingo, 11 de outubro de 2009

A voz dos sem voz

A cantora argentina Mercedes Sosa morreu no passado dia 4 de Outubro. "La Negra", assim chamada devido ao seu cabelo preto e à tez morena, foi igualmente apelidada de "voz dos sem voz ", tendo sempre lutado pelos direitos dos mais pobres e pela liberdade política.
A sua versão da música “Gracias a la Vida”, de Violeta Parra, tornou-se um hino para os esquerdistas de todo o mundo, nas décadas de 1970 e 1980, quando foi forçada a exilar-se na Europa e os seus discos foram banidos.
O seu último álbum, Cantora (volumes 1 e 2), uma colaboração com artistas como Shakira, Caetano Veloso, Joan Manuel Serrat e Jorge Drexler, foi um dos dez mais vendidos do ano e ganhou várias nomeações para os Grammys Latinos, que serão atribuídos no próximo mês.Durante a sua carreira, Sosa recebeu ainda uma série de galardões que lhe reconheceram a luta em prol dos direitos humanos, incluindo um Grammy Latino e um prémio da UNESCO.Há já vários anos que Mercedes Sosa se debatia com problemas de saúde, mas nunca quis largar a música. Em 2001 deu uma entrevista em que disse: “Não sou nova nem bonita, mas tenho a minha voz e a minha alma que me sai quando canto”.



Descobri Mercedes Sosa nas aulas de Educação Musical do Luís Filipe. Ao lado da Maria, aprendi com ela e com ele.

Sem comentários: