quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Ler para saber e intervir
Concurso Esmiuçar Copenhaga
“Esmiuçar Copenhaga” é uma iniciativa destinada às escolas e ao público em geral, que tem como objectivo desencadear o debate e a reflexão crítica acerca da Cimeira de Copenhaga, colocando essa informação sob a forma de um videoclip.Promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, este concurso está organizado de acordo com dois escalões:
.
.
.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Natal
Charles Dickens
E, porque somos solidários, começou A Campanha do Cêntimo. Como o próprio nome indica, vamos todos dar um cêntimo hoje, amanhã, depois, ... sempre que possamos fazê-lo. É pouco? Não, é muito! O pouco que eu dou, o pouco que tu dás, ... o muito que nós damos, fará a diferença para quem nada tem! A verba que conseguirmos juntar até final do ano lectivo será encaminhada para a AMI (Assistência Médica Internacional), para a UNICEF ou outras organizações de solidariedade.
Vai à BE/CRE que o mundo está lá à espera da tua ajuda!
sábado, 12 de dezembro de 2009
O poema que morreu
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Direitos Humanos
A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, a sul-africana Navi Pillay, disse no seu discuros de 8 de Dezembro:
"A discriminação não faz sentido. Nem humano, nem social, nem económico. De facto, não tem nenhum sentido, mas continua a existir em todo o mundo.
É necessário refletir sobre a discriminação e alertar sobre o que se passa no mundo. É preciso assumir que todos discriminamos, eu, inclusive. Por ter crescido na África do Sul e ter sofrido o racismo, eu, como muitos, considerávamos os brancos em geral como opressores, não como seres individuais. Depois, crescemos, mas o
estereótipo mantém-se e é preciso lutar contra ele".A Alta Comissária confessou-se ainda "muito preocupada" com a situação dos imigrantes, especialmente na Europa, acrescentando que “Os países da União Europeia não assinaram a Convenção para a Proteção dos Imigrantes e das suas famílias, argumentando que aquela não distingue imigrantes ilegais de legais, mas eu sublinho que todos os emigrantes têm direitos e devem ser protegidos".
Larry Cos, director-executivo da Amnistia Internacional nos Estados Unidos, comenta: “O ponto principal do relatório é que por trás da crise económica global está uma crise global dos direitos humanos crescente, agravada pelo facto de cada vez haver mais gente pobre, desempregada e sem casa.”
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Cimeira do Clima 2009
O Planeta continua nas nossas mãos! «A Hard Rain's A Gonna Fall " é um tema conhecido por representar os medos de uma geração que viveu sob a ameaça de guerra nuclear. Dylan tocou-o pela primeira vez em 1962, no clímax da Guerra Fria.
A letra composta por Dylan em 62 mantém-se actual.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Dia Internacional do Voluntariado
Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
Daqui a alguns dias celebraremos o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um dos princípios fundamentais nela consagrado – “ninguém será mantido em escravatura ou em servidão” – continua , em 2009, a merecer o empenho e a acção de ttodos para que se torne realidade. Não esqueçamos que, apesar séculos de luta, a escravatura ainda não foi completamente erradicada no nosso mundo.
Às muitas formas de escravatura que ainda subsistem nos nossos dias, como o trabalho forçado e em condições de servidão, o trabalho infantil e a escravatura para fins rituais ou religiosos, junta-se o tráfico de seres humanos, que faz com que muitas pessoas desprotegidas, sem rosto para os sistemas jurídicos e sociais, sejam apanhadas numa sórdida teia de exploração e de abusos.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Dia Mundial do Combate Contra a SIDA
O Director-Executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV-Aids, Michel Sidibé, disse que o dia 1 de Dezembro de 2009 é dia de esperança e preocupação. Esperança porque progressos significativos foram feitos, como sejam a redução no número de infecções e das crianças que nascem com o vírus e o tratamento que chegou a mais de quatro milhões de pessoas; preocupação porque a epidemia continua a atingir novas populações e porque o estigma e a discriminação reduzem os esforços para reduzir a doença.O relatório "Actualização da Epidemia de SIDA-2009", lançado na semana passada pelo ONUSIDA e pela OMS, mostra que o maior acesso a antiretrovirais ajudou a reduzir a mortalidade em mais de 10% a nível global, nos últimos cinco anos, e que o número de novas infecções caiu 17% nos últimos oito anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase 34 milhões de pessoas no mundo são portadoras do HIV e ocorrem cerca de 2,7 milhões de novas infecções por ano.
lições de sida lições de vida
de Machado Caetano
