quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações

29 de Abril é o Dia Europeu de Solidariedade e Cooperação entre Gerações, pretendendo-se aumentar a consciência sobre a necessidade de promover a solidariedade intergeracional.
.
A União Europeia está a sofrer mudanças profundas. A mudança demográfica, o aumento da concorrência global, a evolução tecnológica e o alargamento da própria UE têm vindo a alterar estão moldando as vidas, privados e profissionais, dos cidadãos, obrigando os seus responsáveis políticos a reflectir de forma séria sobre o papel dos idosos na sociedade.
A Europa registou grandes progressos económicos e sociais nos últimos 50 anos, o aumento da longevidade (em média, oito a nove anos mais do que em 1960) é uma realidade, mas levanta muitas questões para os indivíduos, as suas famílias e para os sistemas sociais.
.
A questão do envelhecimento activo - trabalhar mais, viver melhor
.
Muitas empresas introduziram o tempo de trabalho flexível, sendo esta uma forma de satisfazer as necessidades ou preferências dos trabalhadores mais velhos que reduzem o seu horário de trabalho e têm o poder de estabelecer o seu horário. Uma vasta gama de horários de trabalho se desenvolveu de modo a reflectir as diferentes necessidades de conciliar trabalho e compromissos não-trabalho.

Sem comentários: