Retomando os conceitos e a discussão iniciais relativamente às potencialidades da web 2.0 para as bibliotecas escolares e o facto de aquela dever ser entendida como uma mudança na forma como a Internet é encarada por utilizadores, mais do que simples actualização nas suas especificações técnicas, após uma pesquisa sobre leitura e escrita no ciberespaço, optei pela apresentação electrónica Blogs Educativos – 3 experiências pedagógicas, partilhada no Slideshare. Considero que esta, após uma informação mais generalista sobre a utilização dos blogues em contexto educativo (as potencialidades desta ferramenta no contexto escolar; as vantagens que oferece ao professor e ao aluno; a valorização do trabalho de equipa, não só dentro da escola, mas também fora dela, criando um novo contexto espacio-temporal; a criação de comunidades virtuais de aprendizagem), concretiza as referidas potencialidades, tornando-as mais perceptíveis. Assim, são apresentados três blogues:
1º - Blogue das TIC (como construir uma apresentação electrónica, com vista à partilha de conhecimento e sua estruturação);
2º - Blogue “Diário do Gato Malhado” (uma actividade direccionada para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita e em que, a partir da leitura de uma obra, se propõe que os alunos de uma turma, posteriormente alargado a uma outra, escrevam o diário do protagonista. Esta actividade apresenta uma elucidativa planificação por etapas visando o trabalho colaborativo e ainda uma avaliação final em termos dos aspectos mais conseguidos e daqueles a necessitarem ainda de intervenção. De salientar a actividade final de divulgação da produção escrita através de reedição da obra);
3º - Na Biblogteca (de novo a motivação para a leitura e a partilha com o registo e sugestões, com diferentes apontamentos).
Em jeito de conclusão, diria que o blogue pode motivar para a leitura (não é já ler por ler, mas ler para) e para despertar o gosto pela escrita (e também aqui não se trata de escrever porque o professor quer, mas de escrever para expressar sentimentos, opiniões, …).
1º - Blogue das TIC (como construir uma apresentação electrónica, com vista à partilha de conhecimento e sua estruturação);
2º - Blogue “Diário do Gato Malhado” (uma actividade direccionada para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita e em que, a partir da leitura de uma obra, se propõe que os alunos de uma turma, posteriormente alargado a uma outra, escrevam o diário do protagonista. Esta actividade apresenta uma elucidativa planificação por etapas visando o trabalho colaborativo e ainda uma avaliação final em termos dos aspectos mais conseguidos e daqueles a necessitarem ainda de intervenção. De salientar a actividade final de divulgação da produção escrita através de reedição da obra);
3º - Na Biblogteca (de novo a motivação para a leitura e a partilha com o registo e sugestões, com diferentes apontamentos).
Em jeito de conclusão, diria que o blogue pode motivar para a leitura (não é já ler por ler, mas ler para) e para despertar o gosto pela escrita (e também aqui não se trata de escrever porque o professor quer, mas de escrever para expressar sentimentos, opiniões, …).
Sem comentários:
Enviar um comentário