sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Aproxima-se mais um Dia Internacional da Mulher e com ele regressa a discussão entre aqueles que são peremptórios em afirmar que esta celebração é já um sinal de discriminação e aqueles que a aplaudem por nela verem uma oportunidade para reflectir sobre a situação de quem, aos flagelos sofridos pelo Homem, junta aqueles que decorrem da sua condição de Mulher.
Virá, assim, a propósito lembrar…



Objectivo 2015 - Juntos Podemos



Em Setembro de 2000, reuniram na ONU chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, tendo aí assinado a Declaração do Milénio. Foram então estabelecidos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) a atingir até 2015:
- Pobreza e Fome;
- Ensino Primário Universal;
- Igualdade de Género;
- Mortalidade Infantil;
- Saúde Materna;
- Doenças Graves;
- Sustentabilidade Ambiental;
- Parceria Global.
E porque a Igualdade de Género é um desses objectivos, sabia que…
- as mulheres contribuem com 2/3 das horas de trabalho a nível mundial e são responsáveis por metade da produção alimentar?
- as mulheres ganham apenas 10% do rendimento mundial?
- as mulheres detêm menos de 1% da propriedade?
- as mulheres representam a maioria da mão-de-obra agrícola a nível mundial?
- 60% das mulheres trabalham sem receber salários ou são mal pagas na economia informal?
- quase 2/3 dos iletrados adultos são mulheres?
- embora a representação política feminina tenha vindo a aumentar, esta representação a nível global é apenas de 17%?
- 500 mil mulheres morrem anualmente durante a gravidez, a maioria das quais a viver em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento?
- a probabilidade de morrer durante a gravidez é de 1 em 16 na África Subsariana, contra 1 em 3800 no mundo desenvolvido?
- devido a regras sociais que lhes negam acesso à saúde reprodutiva, as mulheres constituem mais de metade da população infectada pelo VIH/SIDA na África Subsariana?
- uma saúde e nutrição maternas deficientes estão na origem de pelo menos 20% das doenças das crianças com menos de cinco anos?


Sem comentários: