sexta-feira, 13 de março de 2009

World Wide Web faz 20 anos

A WWW foi desenvolvida pelo britânico Tim Berners-Lee e outros cientistas do Centro de Física de Partículas Nucleares Europeu (CERN), na Suíça, e serviu inicialmente como um sistema que permitia que milhares de cientistas de todo o mundo se mantivessem em contacto permanente.
"Vago, mas empolgante!" foi a frase proferida pelo supervisor de Berners-Lee quando este lhe entregou um documento intitulado "Gerenciamento de informação: uma proposta", tendo-lhe dado autorização para que seguisse em frente com o projecto.
Robert Cailliau, que fazia parte da equipa de Berners-Lee, afirmou que "Havia algo no ar, algo que ia acontecer mais cedo ou mais tarde."
Criaram a linguagem global do hipertexto - o "http" dos endereços da web - e elaboraram o primeiro browser, muito parecido com o que ainda usamos hoje em dia.
"Tudo que as pessoas fazem hoje, blogs e comunidades e essas coisas, era o que fazíamos em 1990, não havia diferença. Foi assim que começámos.", acrescenta Cailliau.
A tecnologia da WWW foi disponibilizada para um uso mais amplo na internet a partir de 1991, após o CERN ter decidido não prosseguir com o seu desenvolvimento, tomando a decisão histórica, dois anos mais tarde, de não cobrar royalties pela sua criação.
Cailliau ainda se mostra maravilhado com o desenvolvimento de um meio que permite que o conhecimento seja expandido livremente, pois nunca imaginou que os mecanismos de busca ganhariam a importância que têm hoje em dia.
Mas o desenvolvimento comercial da rede também o preocupa.
"Há algumas coisas de que eu não gosto, como a invasão da propaganda. Há ainda o grande problema da identidade e, é claro, a confiança entre a pessoa que consulta e a pessoa que proporciona a página, assim como a protecção das crianças perante certos conteúdos", diz Cailliau.
Berners-Lee lidera hoje o World Wide Web Consortium, órgão que coordena o desenvolvimento da web. É também investigador do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e professor de ciência da computação na Universidade de Southampton. Durante a Campus Party Brasil 2009 que se realizou em São Paulo no início do ano, Berners-Lee disse que, se pudesse mudar algo no seu projecto, removeria os "//" dos endereços da web. "Hoje sei que não servem para nada", disse, "e tirá-los economizaria tempo e espaço, mas para isso seria preciso redesenhar todo o sistema".

Redacção Terra