quarta-feira, 19 de novembro de 2008

As Lições dos Mestres de George Steiner

Margarida Toscano, uma colega da formação, fez-me recentemente uma proposta de leitura e para me "aguçar o apetite " (palavras suas) deixou este excerto ( pág. 148 da ed. Gradiva, 2005:
«A libido sciendi, a sede de conhecimento, a necessidade de compreender estão inscritas no que de melhor têm os homens e as mulheres. Tal como a vocação do professor. Não há ofício mais privilegiado. Despertar noutro ser humano poderes e sonhos além dos seus; induzir nos outros um amor por aquilo que amamos; fazer do seu presente interior o seu futuro: eis uma aventura como nenhuma outra.»
Não só cumpriu o objectivo , aguçar o apetite, como veio retemperar forças, devolver a serenidade que vai faltando, reafirmar que esta nossa aventura é única.

3 comentários:

Antónia Beatriz Almeida disse...

Também eu fiquei motivada para ler estas "Lições"! já fiz uma breve pesquisa e fiquei ainda mais convencida!
Parabéns pelo tua BIBLOG! prometo que virei TECAR AQUI algumas vezes e espreitar muitas mais. Já que ainda não temos a Biblio de pedra, começamos a aguçar o apetite com esta ou este(?) BIBLOG!
Uma ideia: e se houvesse um espaço para os "10+ lidos"? Poderia começar por ser uma inspiração até ao Natal! E ao mesmo tempo poderia ser interactivo ao nível das sugestões! Será possível? Entusiasmei-me um bocadinho, não devia?! Acho que sim! Este também deve ser um espaço de PROvocações ou de proVOCAÇÕES! antónia

Biblioteca Escolar disse...

Antónia, o teu entusiasmo contagiou e o desafio não ficou sem resposta.
Biblogtecar é palavra de ordem!

Francisco disse...

Acabei de encomendar o livro na Gradiva