Esta obra parte de uma pergunta: “Um romance pode ser a base para uma boa investigação?”.A literatura é, na realidade, o que mais nos aproxima das verdades humanas?
A força da resposta de Serena levou-a a ser já contada em várias línguas.
Esta narrativa trará decerto pela sua perspectiva inovadora um forte contributo ao processo de melhoria da Escola através da auto-avaliação partilhada.
António Gil, o professor de história de Serena, é um personagem que lembra o professor de literatura do famoso filme “O Clube dos Poetas Mortos” (aliás como toda a primeira parte da obra). Ele conseguirá, contra alguns “velhos do Restelo”, envolver todos os protagonistas do sistema educativo na Auto-Avaliação da sua disciplina; partilha essa responsabilidade com a Directora, a aluna, a mãe.
Esta AUTO-AVALIAÇÃO PARTILHADA deixará o espaço individual da sua disciplina, alastrará para o contexto micro da escola de Serena e, posteriormente, para o contexto macro de reflexão, elencagem de problemas e estratégias para a sua resolução que envolverá 101 escolas de dezoito países, e onde estarão representados gestores escolares, professores, alunos e pais. Trata-se de um projecto desenvolvido no âmbito do “Programa Sócrates”, chamado “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”. Portugal foi um dos primeiros dezoito países e teve 5 escolas envolvidas no projecto.
Na segunda parte da obra o romance vai-se converter em realidade – da ficção a realidade. Será aqui analisado o projecto “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”, nas vertentes teórica e prática: o que está errado, quais as estratégias a adoptar, qual a base científica que servirá de “guarda-chuva” a acção.
A força da resposta de Serena levou-a a ser já contada em várias línguas.
Esta narrativa trará decerto pela sua perspectiva inovadora um forte contributo ao processo de melhoria da Escola através da auto-avaliação partilhada.
António Gil, o professor de história de Serena, é um personagem que lembra o professor de literatura do famoso filme “O Clube dos Poetas Mortos” (aliás como toda a primeira parte da obra). Ele conseguirá, contra alguns “velhos do Restelo”, envolver todos os protagonistas do sistema educativo na Auto-Avaliação da sua disciplina; partilha essa responsabilidade com a Directora, a aluna, a mãe.
Esta AUTO-AVALIAÇÃO PARTILHADA deixará o espaço individual da sua disciplina, alastrará para o contexto micro da escola de Serena e, posteriormente, para o contexto macro de reflexão, elencagem de problemas e estratégias para a sua resolução que envolverá 101 escolas de dezoito países, e onde estarão representados gestores escolares, professores, alunos e pais. Trata-se de um projecto desenvolvido no âmbito do “Programa Sócrates”, chamado “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”. Portugal foi um dos primeiros dezoito países e teve 5 escolas envolvidas no projecto.
Na segunda parte da obra o romance vai-se converter em realidade – da ficção a realidade. Será aqui analisado o projecto “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”, nas vertentes teórica e prática: o que está errado, quais as estratégias a adoptar, qual a base científica que servirá de “guarda-chuva” a acção.
Autores: Denis Meuret, John MacBeath , Lars Bo Jakobsen, Michael Schratz
Excerto retirado do sítio de Edições Asa
A esta história de Serena fomos nós buscar a inspiração para a reflexão que promovemos no ano passado no âmbito da avaliação interna de escola. Juntos, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, conversámos sobre o que somos e o queremos ser… felizes.
1 comentário:
Obrigada Zé, por nos lembrares que temos que retomar a avaliação interna de escola!Foi um prazer e um privilégio ter participado em tantos encontros com pais, professores, funcionários e ALUNOS! Foi muito bom! vamos ter que retomar e dar continuidade ao trabalho feito! Os alunos já me perguntaram várias vezes quando retomávamos o trabalho!
PS - Este livro é uma pérola! recomendo a todos!é uma vitamina para a alma e para a acção.
Antónia
Enviar um comentário