sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A escritora vem à escola!

No próximo dia 8 de Fevereiro, vamos ter Luísa Ducla Soares na nossa biblioteca! A recebê-la vão estar, entre outros, os alunos do 6º A que têm estado a preparar com entusisamo este encontro.
Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica.
Iniciou a sua actividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido directora da revista de divulgação cultural Vida (1971-72).
Foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-78).
Trabalha desde 1979 na Biblioteca Nacional onde é assessora principal e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.
Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, Contrato , em 1970.
Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens , tem uma vasta obra publicada: O Rapaz e o Robô, Seis Histórias às Avessas, O Diário de Sofia & Cª, Poemas da Mentira e da Verdade, A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, O Rapaz que tinha zero a Matemática, Crime no Expresso do Tempo, entre muitos, muitos outros.
Escreveu 26 guiões televisivos que constituem a série sobre língua portuguesa Alhos e Bugalhos.
Realizou o Site da Internet da Presidência da República para crianças e jovens (http://www.presidenciarepublica.pt/pt/main.html).
Tem escrito poemas para canções, tendo sido editado em 1999 um CD com letras exclusivamente de sua autoria musicadas por Suzana Ralha. Intitula-se 25 por ser constituído por 25 canções e se integrar na comemoração dos 25 anos da Revolução de 25 de Abril.
Recusou, por motivos políticos, o Grande Prémio de Literatura Infantil que o SNI pretendeu atribuir-lhe pelo livro História da Papoila em 1973. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-55 por 6 Histórias de Encantar e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996.

Sem comentários: