sexta-feira, 13 de novembro de 2009

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) irão promover diversas iniciativas centradas no círculo azul da diabetes, entre as quais a iluminação de azul de edifícios e monumentos, uma acção de rastreio, sensibilização e sessões de exercício físico na Praça da Figueira e o III Fórum Nacional da Diabetes, como forma de alertar e sensibilizar para esta doença crónica.
.
Sabiam que:
-em Portugal, há mais de 900 mil diabéticos?
-existem mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo?
-a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos?
-a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença?

Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década, caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. A diabetes tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e/ou cegueira.
.
No dia 14 de Novembro, no jogo em que Portugal irá defrontar a congénere da Bósnia-Herzegovina, no Estádio da Luz, em Lisboa, serão exibidas mensagens alusivas ao Dia Mundial da Diabetes, ao Círculo Azul e ao programa internacional “Life for a Child”, da Federação Internacional da Diabetes (IDF).
Nas lonas à volta do campo, assim como nos ecrãs do estádio antes do início do jogo e no intervalo poderão ser vistas mensagens como “Jogue à Defesa. Controle a Diabetes”, e um excerto do documentário «Life for a Child» que acompanha a vida de crianças com Diabetes tipo 1 entre as montanhas e as ruas do Nepal, um dos países mais pobres do mundo.

Sem comentários: