sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Para pensar

Um mestre sufi contava sempre uma parábola no final de cada aula, mas os alunos nem sempre entendiam o seu sentido…
- Mestre - disse um deles, certo dia - Tu contas-nos contos, mas nunca nos explicas o que significam…
- As minhas desculpas - disse o mestre - Como compensação, deixa-me que te ofereça um belo pêssego.
-Obrigada, mestre - disse o discípulo, comovido.
-Mais ainda: como prova do meu afecto, queria descascar-te o pêssego. Permites que o faça?
-Sim, muito obrigada - disse o discípulo.
-E já que tenho a faca na mão, gostarias que eu cortasse o pêssego em pedaços para que te seja mais fácil comê-lo?
-Sim, mas não quero abusar da tua generosidade, mestre…
-Não é um abuso; sou eu que me estou a oferecer. Quero apenas agradar-te. Permite-me que mastigue o pêssego antes de to oferecer…
-Não, mestre! Não gostaria que fizesse isso! - queixou-se o discípulo, surpreendido.
O mestre fez uma pausa e disse:
- Percebes agora que se eu vos explicasse o sentido de cada conto seria como dar-vos a comer fruta mastigada."

in Contos para pensar, Jorge Bucay

Sem comentários: