quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A intemporalidade de Eça de Queirós

A 25 de Novembro de 1845 nascia José Maria Eça de Queirós, um dos mais ilustres escritores portugueses. Do autor de O mistério da estrada de Sintra , O Crime do Padre Amaro, A tragédia da rua das flores, O Primo Basílio, O mandarim , A relíquia, Os Maias , Uma campanha alegre, O tesouro, A Aia, Adão e Eva no paraíso, A cidade e as serras , entre muitas outras obras suas, deixo-vos este texto que, volvidos tantos anos , se mantém actual.
.
Todos nós hoje nos desabituamos, ou antes nos desembaraçamos alegremente, do penoso trabalho de verificar. É com impressões fluidas que formamos as nossas maciças conclusões. Para julgar em Política o facto mais complexo, largamente nos contentamos com um boato, mal escutado a uma esquina, numa manhã de vento. Para apreciar em Literatura o livro mais profundo, apenas nos basta folhear aqui e além uma página. Principalmente para condenar, a nossa ligeireza é fulminante. Com que soberana facilidade declaramos - «Este é uma besta! Aquele é um maroto!» Para proclamar - «É um génio!» ou «É um santo!» oferecemos uma resistência mais considerada. Mas ainda assim, quando uma boa digestão ou a macia luz dum céu de Maio nos inclinam à benevolência, também concedemos bizarramente, e só com lançar um olhar distraído sobre o eleito, a coroa ou a auréola, e aí empurramos para a popularidade um maganão enfeitado de louros ou nimbado de raios. Assim passamos o nosso bendito dia a estampar rótulos definitivos no dorso dos homens e das coisas. Não há acção individual ou colectiva, personalidade ou obra humana, sobre que não estejamos prontos a promulgar rotundamente uma opinião bojuda E a opinião tem sempre, e apenas, por base aquele pequenino lado do facto, do homem, da obra, que perpassou num relance ante os nossos olhos escorregadios e fortuitos. Por um gesto julgamos um carácter, por um carácter julgamos um povo.

in 'A Correspondência de Fradique Mendes'

Não substituindo (nunca!) o prazer sentido ao folhear o livro, aqui fica o endereço para acederem a alguns dos ebooks de Eça:

Sem comentários: