quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Ler para saber e intervir
Concurso Esmiuçar Copenhaga

Promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, este concurso está organizado de acordo com dois escalões:
.
.
.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Natal
Charles Dickens
E, porque somos solidários, começou A Campanha do Cêntimo. Como o próprio nome indica, vamos todos dar um cêntimo hoje, amanhã, depois, ... sempre que possamos fazê-lo. É pouco? Não, é muito! O pouco que eu dou, o pouco que tu dás, ... o muito que nós damos, fará a diferença para quem nada tem! A verba que conseguirmos juntar até final do ano lectivo será encaminhada para a AMI (Assistência Médica Internacional), para a UNICEF ou outras organizações de solidariedade.
Vai à BE/CRE que o mundo está lá à espera da tua ajuda!
sábado, 12 de dezembro de 2009
O poema que morreu
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Direitos Humanos
A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, a sul-africana Navi Pillay, disse no seu discuros de 8 de Dezembro:
"A discriminação não faz sentido. Nem humano, nem social, nem económico. De facto, não tem nenhum sentido, mas continua a existir em todo o mundo.
É necessário refletir sobre a discriminação e alertar sobre o que se passa no mundo. É preciso assumir que todos discriminamos, eu, inclusive. Por ter crescido na África do Sul e ter sofrido o racismo, eu, como muitos, considerávamos os brancos em geral como opressores, não como seres individuais. Depois, crescemos, mas o

A Alta Comissária confessou-se ainda "muito preocupada" com a situação dos imigrantes, especialmente na Europa, acrescentando que “Os países da União Europeia não assinaram a Convenção para a Proteção dos Imigrantes e das suas famílias, argumentando que aquela não distingue imigrantes ilegais de legais, mas eu sublinho que todos os emigrantes têm direitos e devem ser protegidos".
Larry Cos, director-executivo da Amnistia Internacional nos Estados Unidos, comenta: “O ponto principal do relatório é que por trás da crise económica global está uma crise global dos direitos humanos crescente, agravada pelo facto de cada vez haver mais gente pobre, desempregada e sem casa.”
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Cimeira do Clima 2009

«A Hard Rain's A Gonna Fall " é um tema conhecido por representar os medos de uma geração que viveu sob a ameaça de guerra nuclear. Dylan tocou-o pela primeira vez em 1962, no clímax da Guerra Fria.
A letra composta por Dylan em 62 mantém-se actual.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Dia Internacional do Voluntariado
Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

Às muitas formas de escravatura que ainda subsistem nos nossos dias, como o trabalho forçado e em condições de servidão, o trabalho infantil e a escravatura para fins rituais ou religiosos, junta-se o tráfico de seres humanos, que faz com que muitas pessoas desprotegidas, sem rosto para os sistemas jurídicos e sociais, sejam apanhadas numa sórdida teia de exploração e de abusos.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Dia Mundial do Combate Contra a SIDA

O relatório "Actualização da Epidemia de SIDA-2009", lançado na semana passada pelo ONUSIDA e pela OMS, mostra que o maior acesso a antiretrovirais ajudou a reduzir a mortalidade em mais de 10% a nível global, nos últimos cinco anos, e que o número de novas infecções caiu 17% nos últimos oito anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase 34 milhões de pessoas no mundo são portadoras do HIV e ocorrem cerca de 2,7 milhões de novas infecções por ano.
lições de sida lições de vida
de Machado Caetano
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Para pensar

- Mestre - disse um deles, certo dia - Tu contas-nos contos, mas nunca nos explicas o que significam…
- As minhas desculpas - disse o mestre - Como compensação, deixa-me que te ofereça um belo pêssego.
-Obrigada, mestre - disse o discípulo, comovido.
-Mais ainda: como prova do meu afecto, queria descascar-te o pêssego. Permites que o faça?
-Sim, muito obrigada - disse o discípulo.
-E já que tenho a faca na mão, gostarias que eu cortasse o pêssego em pedaços para que te seja mais fácil comê-lo?
-Sim, mas não quero abusar da tua generosidade, mestre…
-Não é um abuso; sou eu que me estou a oferecer. Quero apenas agradar-te. Permite-me que mastigue o pêssego antes de to oferecer…
-Não, mestre! Não gostaria que fizesse isso! - queixou-se o discípulo, surpreendido.
O mestre fez uma pausa e disse:
- Percebes agora que se eu vos explicasse o sentido de cada conto seria como dar-vos a comer fruta mastigada."
in Contos para pensar, Jorge Bucay
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Duas boas propostas de leitura

PNL - Novo Comissário
O escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa já colaborava com o PNL como coordenador do Concurso Nacional de Leitura.
Pinto do Amaral tem feito parte de vários júris de prémios literários, tem comissariado alguns eventos dedicados à literatura como os “100 Livros do Século” e colaborado como crítico literário em diversas publicações, incluindo o PÚBLICO.
Traduziu As Flores do Mal, de Baudelaire, ganhando o Prémio do Pen Club e o Prémio da Associação Portuguesa de Tradutores; Poemas Saturnianos, de Verlaine; e toda a poesia de Jorge Luís Borges.
Poeta e escritor premiado publicou este ano o romance O Segredo de Leonardo Volpi e para as crianças escreveu recentemente A Minha Primeira Sophia sobre Sophia de Mello Breyner Andresen."
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
A intemporalidade de Eça de Queirós

.
in 'A Correspondência de Fradique Mendes'
Não substituindo (nunca!) o prazer sentido ao folhear o livro, aqui fica o endereço para acederem a alguns dos ebooks de Eça:
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Quando o sonho comanda a vida

Em 1931, licenciou se em Ciências Físico- Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e em 1932 conclui o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras do Porto, adivinhando-se assim qual seria a sua actividade principal daí durante 40 anos: professor e pedagogo. Ensinar era para ele uma paixão e uma dedicação.
Apesar da intensa actividade científica, Rómulo de Carvalho nunca esqueceu a arte das palavras e continuou sempre a escrever poesia. Nunca tentou publicá-la por considerar que não tinha qualidade. Em 1956, após ter participado num concurso de poesia de que tomou conhecimento no jornal, publicou, aos 50 anos, o primeiro livro de poemas "Movimento Perpétuo" com o pseudónimo António Gedeão. Nos seus poemas há uma simbiose perfeita entre a ciência e a poesia, a vida e o sonho, a lucidez e a esperança
A sua poesia marcou toda uma geração que, reprimida por um regime ditatorial e atormentada por uma guerra, cujo fim não se adivinhava, se sentia profundamente tocada pelo poeta que acreditava que, através do sonho, era possível encontrar o caminho para a liberdade.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
O Meu Primeiro Miguel Torga

Com texto de João Pedro Mésseder e ilustrações de Inês Oliveira, O Meu Primeiro Miguel Torga vem juntar-se à colecção da Dom Quixote iniciada em 2005.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Homens "cortados ao meio"
Julgo que seja uma experiência comum, a de, enquanto estudantes, amarmos as disciplinas de cujos professores gostamos. É minha convicção, fundada na experiência, que o amor é o maior e mais generoso de todos os veículos de comunicação.
Podia dizer — e digo — que a Matemática é uma disciplina, se não uma aventura, emocionante, mas todas as áreas do saber o são, muito particularmente hoje, em que é notório que todas, em especial as chamadas Ciências da Natureza, vivem (sempre assim aconteceu, mas hoje acontece talvez de forma mais arrebatadora, porque mais mediatizada) em «estado de fronteira», forçando permanentemente os seus limites, num movimento em espiral para dentro (muitas vezes para dentro umas das outras) no sentido da simplificação e da convergência, o que, no entanto, conduz a problemas cada vez mais difíceis.
Um amigo meu, professor de uma Faculdade de Arquitectura, gasta habitualmente as primeiras aulas do curso a… ensinar a tabuada aos seus alunos e a combater o estúpido preconceito que o Secundário neles instilou contra a memorização, como se o conhecimento fosse possível sem memorização.
Sendo embora um observador distante, e apenas curioso, do fenómeno do ensino, julgo que, por razões de bom senso, tanto a Matemática como o Latim, como também a Filosofia, deveriam fazer obrigatoriamente parte dos curricula escolares durante todo o Secundário.
Ora, há uns anos (porque o facilitismo "simplex" não é invenção dos actuais responsáveis do Ministério da Educação), até a Filosofia se quis excluir, ou limitar a uma situação residual, do ensino. O resultado está à vista: estamos a construir uma sociedade de homens, como diz Drummond, «cortados ao meio». "
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

-existem mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo?
No dia 14 de Novembro, no jogo em que Portugal irá defrontar a congénere da Bósnia-Herzegovina, no Estádio da Luz, em Lisboa, serão exibidas mensagens alusivas ao Dia Mundial da Diabetes, ao Círculo Azul e ao programa internacional “Life for a Child”, da Federação Internacional da Diabetes (IDF).
Nas lonas à volta do campo, assim como nos ecrãs do estádio antes do início do jogo e no intervalo poderão ser vistas mensagens como “Jogue à Defesa. Controle a Diabetes”, e um excerto do documentário «Life for a Child» que acompanha a vida de crianças com Diabetes tipo 1 entre as montanhas e as ruas do Nepal, um dos países mais pobres do mundo.
Afinal, os heróis são iguaizinhos a nós!

Afinal, os heróis são iguaizinhos a ti. Têm sonhos, projectos, e monstros debaixo da cama. Um dia levantam-se e tornam-se grandes lutadores!
Este livro, com histórias de piratas, fadas, princesas e príncipes com problemas, foi feito para ti.
Queres lê-lo? Para te tornares um herói nas aventuras deles, e nas tuas próprias aventuras?
"É com os problemas que as histórias avançam - que a tua história avança! Por isso quisemos pôr estes heróis com algumas dificuldades, mas atenção: eles precisam de ti para continuar! Precisam que tu leias e os oiças nas suas aventuras. Já pensaste que um livro só existe porque há pessoas como tu, que o lêem?"
Pedro Sena-Lino (in Nota Introdutória)
domingo, 8 de novembro de 2009
A queda do Muro de Berlim
Cecília Meireles

A primeira biblioteca infantil do Brasil foi fundada por esta mulher extraordinária que disse:
Considerada por muitos como uma das maiores poetisas da Língua Portuguesa, foi-lhe atribuído em 1993 o prémio Camões.
.
De Cecília Meireles:
Máquina Breve
O pequeno vaga-lume
4º Motivo da Rosa
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
O Livro de Manuel e Camila - Diálogos sobre Ética

Podem ler uma entrevista com Ernst Tugendhat, um dos autores, em:
http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/jun03/entrevista.htm
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Já esquecemos...
Entre amigos, entre colegas, ... entre seres humanos!
domingo, 1 de novembro de 2009
Morre lentamente...
Pablo Neruda
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
O dia é de festa!
Aos companheiros de viagem de ontem e de hoje, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, que connosco partilharam alegrias, desafios, sonhos e também tristezas e desânimos, obrigada!
"... dei comigo a pensar que, tal como um bebé renova a vida e traz a esperança de que tudo vai (re)começar, também a nossa Biblioteca vem dar início a uma nova vida!
Tal como se fora um bebé, a família e os amigos terão de cuidar desta BE com dedicação.
Tal como um bebé, a BE vai ensaiar os primeiros passos confiante que tem por perto quem a sustente.
Tal como um bebé, a BE quer crescer saudável.
Preparemo-nos pois para o desafio de acompanhar a BECRE e permitir que ela seja tudo o que pode ser."
Disse Jacques Bossuet que " No Egipto, as bibliotecas eram chamadas tesouro dos remédios da alma. De facto, é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."
sábado, 24 de outubro de 2009
Dia Mundial das Nações Unidas

A ONU tem actualmente representação de quase duas centenas de estados-membros e um dos seus feitos mais destacáveis é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
- desenvolver relações de amizade entre os Estados;
- Foi eleito membro do Conselho de Segurança para o período de 1979-80.
- Em 1995, Freitas do Amaral foi eleito Presidente da Assembleia Geral o português.
- Entre 1 de Janeiro de 1997 e 31 de Dezembro de 1998, Portugal foi membro do Conselho de Segurança.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura

sábado, 17 de outubro de 2009
Dia Mundial Contra a Pobreza e a Exclusão Social
São palavras de Joseph Wresinski, padre que dedicou a sua vida a combater a pobreza, afirmando que "Onde os homens estão condenados a viver na miséria, aí os Direitos Humanos são violados. Unir-se para os fazer respeitar é um dever sagrado."
No dia 17 de Outubro de 1987, mais de cem mil pessoas, correspondendo ao apelo lançado pelo Padre Joseph Wresinski, reuniram-se no Adro das Liberdades e dos Direitos do Homem, no Trocadéro, em Paris. Aí, exprimiram solenemente a necessidade de se unirem para que o respeito dos Direitos Fundamentais se tornasse uma realidade universal.
Este acontecimento deu origem à celebração do dia 17 de Outubro como Jornada Mundial para a Erradicação da Pobreza, tendo, em 1992, as Nações Unidas reconhecido oficialmente este dia, dando-lhe uma dimensão universal.
O Padre Joseph morreu a 14 de Fevereiro de 1988, permanecendo vivos os seus ideias de restituição dos Direitos Inalienáveis aos mais pobres.
2010 será o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia. Estima-se que 1 bilião e 100 milhões de pessoas, a nível mundial, tenham níveis de consumo inferiores a 1 dólar por dia e que 2 biliões e 700 milhões tenham um nível inferior a 2 dólares.
Vamos acabar com isto!
• Todos os anos cerca de 18 milhões de pessoas (50 mil por dia) morrem por razões relacionadas com a pobreza, sendo a maioria mulheres e crianças.
• Todos os anos cerca de 11 milhões de crianças morrem antes de completarem 5 anos.
• 1 bilião e 100 milhões de pessoas, cerca de 1/6 da humanidade, vive com menos de 1 dólar por dia.
• Mais de 800 milhões de pessoas estão subnutridas
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Dia Mundial da Alimentação
É urgente que esta reflexão se traduza em acção imediata com vista à protecção dos mais vulneráveis e ao aumento do investimento na agricultura (a crise dos preços do petróleo, da alta dos preços dos alimentos e a crise económico-financeira atingem de forma bastante acentuada a agricultura familiar, onde trabalham e vivem cerca de 70% dos que passam fome e desnutridos do mundo).
A nível mundial existem muitos recursos naturais e alimentares, mas as deficiências na produção e a falta de tecnologias nos países menos desenvolvidos levaram milhões de pessoas a um estado de subnutrição ou expostas à insegurança alimentar, como também aos problemas causados principalmente pela falta de acesso a uma boa alimentação.
Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta.
Objectivos do Dia Mundial da Alimentação:
• Promover uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço nacional, bilateral, multilateral e não governamental para este fim;
• Estimular a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
• Promover a participação das populações rurais, especialmente das mulheres e dos grupos menos privilegiados, nas decisões e actividades que afectam as suas condições de vida;
• Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo;
• Promover a transferência de tecnologias para os países em vias de desenvolvimento;
• Fomentar ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza e destacar os êxitos em matéria de desenvolvimento alimentar e agrícola.
domingo, 11 de outubro de 2009
A voz dos sem voz
Descobri Mercedes Sosa nas aulas de Educação Musical do Luís Filipe. Ao lado da Maria, aprendi com ela e com ele.
Mês Internacional da Biblioteca escolar

.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Nobel da Paz 2009

Recordemos, entre muitas outras, algumas personalidades ímpares que o antecederam, e que, tal como ele, foram e são determinantes na construção de um mundo melhor:
Nobel da Literatura 2009
Desta escritora nascida na Roménia mas a viver na Alemanha desde 1987, o júri destacou a obra "com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, que descreve a paisagem dos excluídos".
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado a nível nacional pela Difel.
O Prémio Nobel da Literatura é entregue anualmente desde 1901. Entre os escritores que já venceram o prêmio estão Thomas Mann, Herman Hesse, Ernest Hemingway, Samuel Beckett, Gabriel García Márquez, José Saramago (em 1998) e J.M. Le Clézio,em 2008.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Dia Mundial do Professor

domingo, 4 de outubro de 2009
Dia Mundial dos Animais

2. Lembre-se de que os cachorros vivem aqui. Você não.
3. Se você não quer pêlos de cachorros em suas roupas, fique longe dos móveis.
4. Sim, os cachorros têm hábitos desagradáveis. Eu também, assim como você. E daí?!
5. Claro que eles cheiram a cachorros. Já percebeu como nós, humanos, cheiramos ao final de um dia de trabalho? Coloque-se no lugar de alguém que tem um olfacto 400 vezes mais sensível que o seu e que o recebe sempre com explosões de carinho no retorno ao lar.
6. É da natureza deles tentar cheirar você. Por favor, sinta-se à vontade para cheirá-los também.
7. Se existisse algum risco dos cachorros o morderem, eu não os deixaria aproximar –se de você. Porém, não posso impedi-los de responder a agressões, as quais podem ocorrer até em pensamento, seja para com eles, seja para comigo a quem devotam fidelidade. Os cachorros percebem, tenha a certeza.
8. Você já tentou beijar alguém e recebeu em troca um empurrão? Se um cachorro tentar lambê-lo é porque aprova a sua presença e quer demonstrar isso carinhosamente a você; e lembre-se de que cachorros não mentem nem fingem.
9. Aqui, cachorros recebem devidos cuidados veterinários, alimentação sadia e cuidados higiénicos. Sua companhia é altamente recomendada pelos médicos, e a maioria das doenças que contraímos ao longo da vida com certeza nos são transmitidas por outros humanos.
10. Há diversas situações nas quais os cachorros são preferíveis a pessoas. Afinal de contas, sempre podemos confiar inteiramente em sua fidelidade e sinceridade.
11. Para alguns, eles são simples cachorros. Para mim, são filhos adoptivos que andam de quatro e não falam tão claramente. Eu não tenho problema em nenhum desses pontos. E você?
12. Volte sempre que quiser, pois será bem-vindo. Até pelos cachorros. Eles são mais sensíveis que nós, bastando se aproximarem para distinguir com clareza verdadeiros amigos de pessoas falsas.
Autor desconhecido
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Dia Mundial do Idoso
Les vieux ne parlent plus ou alors seulement parfois du bout des yeux
Même riches ils sont pauvres, ils n'ont plus d'illusions et n'ont qu'un cœur pour deux
Chez eux ça sent le thym, le propre, la lavande et le verbe d'antan
Que l'on vive à Paris on vit tous en province quand on vit trop longtemps
Est-ce d'avoir trop ri que leur voix se lézarde quand ils parlent d'hier
Et d'avoir trop pleuré que des larmes encore leur perlent aux paupières ?
Et s'ils tremblent un peu est-ce de voir vieillir la pendule d'argent
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non, qui dit : je vous attends ?
Les vieux ne rêvent plus, leurs livres s'ensommeillent, leurs pianos sont fermés
Le petit chat est mort, le muscat du dimanche ne les fait plus chanter
Les vieux ne bougent plus, leurs gestes ont trop de rides, leur monde est trop petit
Du lit à la fenêtre, puis du lit au fauteuil et puis du lit au lit
Et s'ils sortent encore bras dessus, bras dessous, tout habillés de raide
C'est pour suivre au soleil l'enterrement d'un plus vieux, l'enterrement d'une plus laide
Et le temps d'un sanglot, oublier toute une heure la pendule d'argent
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non, et puis qui les attend
Les vieux ne meurent pas, ils s'endorment un jour et dorment trop longtemps
Ils se tiennent la main, ils ont peur de se perdre et se perdent pourtant
Et l'autre reste là, le meilleur ou le pire, le doux ou le sévère
Cela n'importe pas, celui des deux qui reste se retrouve en enfer
Vous le verrez peut-être, vous la verrez parfois en pluie et en chagrin
Traverser le présent en s'excusant déjà de n'être pas plus loin
Et fuir devant vous une dernière fois la pendule d'argent
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non, qui leur dit : je t'attends
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non et puis qui nous attend.
Jacques Brel
Dia Mundial da Música
Não importa procurar definir o que é, porque para cada um de nós a Música é sempre alguma coisa. Diferente dum esquimó para um filarmónico português, é certo, mas permitindo a comunicação entre cristão e muçulmanos, africanos e americanos, profissionais e amadores, crianças e avós. Mesmo em povos para os quais não existe a palavra Música, e são muitos, tal é o lugar indissociável que tem nas funções que lhes dão o nome, estrutura muitos dos rituais comunitários e atravessa todo o sistema educativo. Porquê educar pela e com a Música? Platão, muito antes de qualquer técnica de marketing ou investigação musicoterapeutica, responde de forma simples: Porque a Música penetra mais fundo na alma humana.
Porque muito antes de os homens organizarem os sons, os sons organizaram os homens.
Hoje, não deixe de ouvir um tema musical que lhe seja particularmente querido. Mas não o faça colocando o CD e lendo o jornal ou fazendo o jantar. Sente-se só para ouvir. E se tiver coragem, o melhor mesmo é cantar uma canção. Para si ou para quem lhe estiver mais próximo."
in Opinião, de Paulo Lameiro
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Parabéns a Lobo Antunes

sábado, 26 de setembro de 2009
O Senhor Kraus

«Uma enorme comitiva de economistas entrou nos aposentos centrais. Traziam um relatório gigante. Era o diagnóstico; o estado da economia do país ali estava, ao pormenor. Três meses de trabalho envolvendo mais de 32 mil economistas. Bem remunerados, mas era merecido: o relatório tinha mais de seiscentas páginas. E um índice. Foi no índice que o Chefe pegou.
- Isto ajuda muito. Facilita a consulta – disse o Chefe, surpreendido.
E mais umas linhas bem a propósito destes dias...
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Alugam-se livros!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Cultura online

domingo, 20 de setembro de 2009
Casa das Histórias

A Casa das Histórias espera por nós todos os dias das 10h00 às 22h00 e a entrada é gratuita.

sábado, 12 de setembro de 2009
sábado, 5 de setembro de 2009
Mafalda...heroína mundial

A inauguração da estátua (com 80 centímetros e feita de fibra de vidro e resina) decorrerá a 30 de Setembro e a ela não poderia faltar o seu criador, Quino, que é homenageado pela cidade argentina.
«Foi divertido - disse - Há um mês reunimo-nos com Quino para examinar os últimos pormenores. Foi uma experiência muito boa. Quino sabe muito bem o que quer. Sempre teve ideias claras sobre como devia ser a escultura", acrescentando ter achado "muito interessante a ideia de Mafalda sozinha num banco, meditando sobre o mundo, sendo, de noite, outra das crianças que dormem ao relento". Assegurando que a escultura é muito resistente, referiu que "Tudo foi previsto para fazer frente a possíveis actos de vandalismo. A obra, não terá medidas de protecção, para que as pessoas possam interagir com a personagem (...). Esperemos que Mafalda desperte bons sentimentos".
domingo, 30 de agosto de 2009
Timor-Leste
António Guterres e Jaime Gama, governantes em Portugal à data da votação, receberam, durante a cerimónia em Díli, uma condecoração do Estado timorense.
Com um brilhozinho nos olhos, aqui fica um momento em que, nos tempos difíceis, as vozes deram voz à solidariedade. Solidariedade que tem de ser exercida hoje também... sempre!
domingo, 23 de agosto de 2009
Os livros...sempre os livros




terça-feira, 18 de agosto de 2009
Protect, don't infect
A brigada está a recrutar agentes“PDI” , façam já a vossa candidatura! Admissão imediata!
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Dia Mundial da Juventude

É nos jovens que as sociedades depositam anseios e esperança, vendo-os como agentes da inovação e das mudanças sociais que se impõem. Mas lembremo-nos que:
* quase um quinto das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos têm de sobreviver com menos de um dólar por dia e quase metade vive com menos de dois dólares por dia;
* todos os dias, perto de 30 mil crianças morrem devido à pobreza;
* os jovens, constituindo um quarto da população activa, representam metade do total de desempregados.